Criança gosta de ver o mesmo desenho repetidamente; entenda




Crianças se interessam pela possibilidade de interagir com a trama por meio dos diálogos que já conhecem.

Sentadas na frente da televisão, as crianças são capazes de passar horas assistindo o mesmo episódio do desenho, série ou filme favorito. Ao final da produção, normalmente, é exclamada a frase "de novo, de novo", um momento cansativo para quem está junto na sala, mas um deleite para os pequenos. Isso ocorre por que na infância o interesse é despertado a partir da possibilidade de interagir com a trama à medida que já conhecem diálogos e ações das cenas.

Grande parte do tempo da criança é vivenciada de forma passiva, sendo trocada, alimentada e levada a diferentes lugares sem ter o controle da situação. Na contramão, o momento lúdico em frente à tela da TV é encarado como oportunidade de tornar-se ativo e participante. "Crianças gostam de entender e viver a história. Por isso, repetem as falas no lugar do personagem e continuam achando graça no que é dito. No ineditismo, essa participação é menor", explica Rita Khater, professora do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Naturalmente, o ser humano apresenta tendência compulsiva à repetição, pelo viés da psicanálise. No entanto, esse aspecto é ainda mais aflorado nas crianças. "Por meio da repetição, elas buscam obter um prazer anterior e têm uma sensação de onipotência, pois já sabem exatamente o que vai acontecer", afirma Kelly Cristina Brandão, professora do curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. 

Aliás, são as sensações que levam a pressionar o repeat do controle remoto, de modo que os pimpolhos sempre querem assistir mais uma vez as cenas de grande emoção, sejam cômicas, trágicas ou assustadoras. Na repetição, eles já sabem o que esperar, podendo controlar e antecipar as próprias emoções. 

A ação parece cansativa, mas não é. "É saudável, pois a coloca dentro da história e desenvolve sua criatividade", diz Rita. Contudo, é preciso dosar para que a criança não fique presa à ficção, e construa ali seu mundinho. Assim, vale a pena alertá-la que sua história real se passa em casa com os pais, e não dentro de um desenho animado. 

Piadas perdem a graça com o tempo
Com o passar dos anos, o amadurecimento faz com que a característica da repetição comece a ser substituída pelo ineditismo, sendo mais divertido ver algo pela primeira vez. Ainda assim, a afetividade criada com a trama na infância permanece e, uma vez ou outra, bate a vontade de revê-la, mesmo já sabendo de tudo o que vai acontecer. Nessa hora, todos voltam a ser crianças e as sensações são novamente experimentadas como se fosse algo inédito.

Fonte: Vida e estilo.
Foto: Shutterstock
Fellipe Augusto. Tecnologia do Blogger.
 

©Copyright 2011 Fellipe Augusto :) | TNB