Quero fazer iniciação cientifica, e agora?

5 comentários

Essa semana recebi vários e-mails de alunos perguntando como se faz uma iniciação cientifica, se é muito difícil, se precisa ser muito inteligente, se demora muito tempo, vários seeee.. Então, decidi montar um post com algumas dicas para a galera que pretende fazer pesquisa. 

Quando escutamos falar em iniciação cientifica (I.C) geralmente associamos a algo extremamente difícil, trabalhoso e utópico. Gerando pensamentos de incapacidade, duvidas e impedindo com que prosseguíssemos com ideia de montarmos um projeto. Nesse momento, esquecemos que a proposta do I.C é ensinar os alunos a como fazerem pesquisa, sendo o primeiro contato deles com a ciência, não exigindo conhecimento específicos, mas comprometimento e dedicação. Viu? a intenção é ensinar vocês a desenvolverem seus projetos. Se você é estudante do ensino médio (Sim, existem pelo CNPq a categoria I.C Junior destinada a esse publico), licenciatura, bacharel ou tecnólogo, está dentro dos critérios para realizar uma iniciação cientifica, ok? Agora que vocês já sabem a ideia do I.C, precisam pensar em algumas coisas antes de montar o projeto, vamos lá! 

O que vou pesquisar? Mesmo com a vontade de fazerem pesquisa, muitos alunos não tem claro o que pretendem investigar. Uma dica é, se você pretende pesquisar como as batatinhas quando nascem se esparramam pelo chão, comece a ler tudo sobre batatinhas, recorra as plataforma cientificas e vejam o que temos na literatura sobre elas. Observe se existe algo que ainda não foi pesquisado sobre as batatinhas e o que seria interessante para a ciência nesse momento. **Guarde todos os artigos e livros que leu sobre batatinhas, eles vão ajudar na hora de montar sua introdução. 

Qual professor escolher? Agora que você leu a literatura e sabe que pretende estudar batatinhas, mas não tem claro os motivos de como elas se esparramam pelo chão, é hora de procurar um professor para te orientar. Dê preferencia a um profissional da área que você pretende abordar. Procure entre seus professores alguém que tenha trabalhado com batatinhas, que atenda batatinhas ou tenha publicações nessa área. Leia o curriculo lattes deles e os procurem quando estiver seguro para conversar sobre sua ideia. 

Tente sempre conciliar a teoria com a pratica, então se está querendo pesquisar sobre batatinhas investigue quais são os institutos, hospitais, Ong´s e laboratórios que trabalham com essa demanda. Hoje a maioria das instituições de pesquisa aceitam estudantes para atuarem na linha de pesquisas deles, se informem!! Outra coisa, participe de eventos que envolvam o assunto  batatinhas nessas instituições, e pesquisem quem são os caras nessa área no Brasil. Lembre-se você passará no minimo 1 ano estudando sobre esse assunto, então procure algo que realmente gosta ou deseja trabalhar no futuro.

Enfim, acho que já tem algumas dicas para iniciarem o projeto de vocês. Leiam os manuais das normas ABNT ou APA conforme o modelo de pesquisa de vocês e se precisarem de ajuda, procurem seus orientadores heheheheh ou enviem e-mail que eu respondo. Coloquei alguns link´s úteis que usei para fazer a minha pesquisa no rodapé do post, espero que ajude!! Haaaaaa mais um coisa, quero os agradecimentos em todas as pesquisas que se beneficiaram desse post kkkkkkkk Tks!!

>> Normas ABNT/APA<<      >>Manual de Normas IP USP /CRP <<< 

5 comentários:

Fellipe Augusto. Tecnologia do Blogger.
 

©Copyright 2011 Fellipe Augusto :) | TNB