Matéria desenvolvida para o portal Moda Sem Censura

4 comentários



Há anos o mundo da moda vem sendo bombardeado com casos de modelos com Anorexia Nervosa, números escandalosos e especulações frequentemente aparecem na mídia com essa temática, mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que esse transtorno alimentar ocorre também em homens, podendo ser uma das consequências da maior valorização do corpo e cuidados estéticos no sexo masculino. 
Já passou a época em que homens não se importavam com sua imagem, cabelo, barba e roupas. Hoje vemos um cenário bem diferente, onde homens e mulheres ocupam o mesmo espaço sobre cuidados com o corpo, alimentação, vestimentas e outras atividades vista antigamente como exclusivamente do sexo feminino. Em geral, os sintomas da doença são os mesmo para ambos os gêneros, mas existem algumas peculiaridades sobre os fatores de risco, sinais e dinâmica do transtorno em homens.

A cerca de 4anos atrás, tivemos na mídia o caso do modelo Jeremy Gillitzer que começou a restringir sua alimentação e realizar práticas excessivas de atividades físicas por acreditar que estava gordo, tornando esse um dos principais medos do modelo, morrendo posteriormente com 29kg aos 38 anos de idade.

Atualmente os principais sintomas para o diagnóstico de Anorexia Nervosa são:
- Medo intenso de engordar, não sendo aliviado após perda de peso
- Percebe que está gordo, mesmo os outros relatando que não está
- Restrição alimentar diária
- Comportamentos que interferem no ganho de peso
- Baixo peso – IMC igual ou inferior á 17kg/m²

Embora, o número de homens com Anorexia Nervosa é menor em comparação com as mulheres, existe a necessidade de tratamento especializado para este transtorno. Em São Paulo, o AMBULIM (Programa de Estudos em Transtornos Alimentares) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas, é pioneiro no atendimento especializado de homens com transtornos alimentares. Sendo assim, caso perceba algum desses sinais procure orientação médica ou psicológica.

4 comentários:

  • Raphael Cangelli Filho disse...

    Fellipe Augusto, parabéns pelo texto e obrigado por fazer parte do GAHTA - Grupo de Atendimento a Homens com Transtornos Alimentares - AMBULIM-IPq-HCFMUSP

Fellipe Augusto. Tecnologia do Blogger.
 

©Copyright 2011 Fellipe Augusto :) | TNB